Uma cópia de segurança dos dados contidos em um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) para outro ambiente para que eles possam ser restaurados se você perdeu as informações originais, trocou de aparelho, entre outros casos.
Uma vez compreendido o que é e a importância de se ter, você já deve imaginar que precisamos copiar essas informações para algum lugar seguro. E para isso, portanto, é necessário decidir se salvará os dados em uma mídia física ou nuvem, se vai usar algum software.
Antes de começar existe uma estratégia que chamamos de 3-2-1, muito importante de se ter ciência.
* Ter pelo menos três cópias dos seus dados.
* Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes.
* Manter uma cópia de backup fora do site.
3 – Ter pelo menos três cópias dos seus dados:
Um backup é um bom começo, ou seja, uma cópia adicional aos seus dados primários. Você deve ter pelo menos mais dois backups.
Porque um backup não é suficiente? Imagine que você mantenha seus dados originais no dispositivo e ele queime ou é roupado, provavelmente perderá todos os seus dados.
Normalmente, a primeira cópia de backup dos dados é armazenada no mesmo local físico, em diferentes servidores, físicos ou virtuais, significa que você terá menos risco de perder dados durante um ataque emergente de dados maliciosos.
Além de facilitar a recuperação, também é conhecida como restauração rápida.
2 – Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes:
Esta parte da regra 3-2-1 sugere que você mantenha cópias dos seus dados em pelo menos dois tipos de storages diferentes, como discos internos e mídias removíveis (fitas, discos externos, dispositivos USB, cartões SD, CDs, DVDs ou até mesmo disquetes) ou em dois discos internos em diferentes locais.
1 – Uma cópia de backup externa:
Separação física entre as é muito importante, significa armazená-las o mais longe possível uma da outra. Não é uma boa ideia manter seu dispositivo de armazenamento externo na mesma sala. Se acontecer um incêndio (bata na madeira), você perde todos os seus dados. Durante um desastre natural, apenas armazenar a cópia externa na cidade não será suficiente.
A criação de datacenters secundários ou nuvens privadas para backups de dados externos são opções, porém, caras de construir e manter. Seja você uma empresa sem filiais remotas ou uma empresa com muitas unidades, armazenar seus backups na nuvem é a opção mais eficiente e econômica. Existem várias soluções disponíveis no mercado, escolha a que melhor lhe atenda, atente as políticas de adequações da empresa a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e garantias de proteção, disponibilidade e integridade dos backups.
Qual o diferencial do Backup em Nuvem da OSTIC?
Além de respeitar todas essas políticas.
Nós garantimos que você foque no seu negócio, deixando que nós focamos na proteção dos seus dados, com gerenciamento completo, configuração dos backups, testes de restauração.